segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Escola do Futuro - Escola Sá de Miranda, em Oeiras

No início do actual ano lectivo, a escola de Oeiras tornou-se a primeira a aderir a um projecto do município oeirense que visa ligar 35 estabelecimentos de ensino por fibra óptica.
O projecto, que contempla a instalação de quadros interactivos e sistemas de videoconferências em todas as salas de aula, só deverá estar concluído em 2010. A CIL é a empresa que tem levado a cabo a implementação das várias tecnologias em ambiente escolar.

Além de conteúdos didácticos e acessos à Net, o projecto tem ainda em vista a constituição de um portal educativo que permite a partilha de informação entre professores, pessoal administrativo, alunos e encarregados de educação.

Na escola Sá de Miranda todos concordam que as aulas mudaram. E tudo leva a crer que, em breve, a pequena “revolução” do ensino pode ainda ir mais longe, quando começarem a ser distribuídos os portáteis Magalhães.

Fonte - Exame Informática
Etiquetas - Videos , Actividades de Animação, divulgação e Markting


domingo, 28 de dezembro de 2008

Vila Viçosa investe 2,4 M€ na construção da nova Biblioteca Municipal em 2009

O município alentejano de Vila Viçosa (Évora) vai construir em 2009 a Biblioteca e Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Condenado.

O autarca adiantou que o edifício vai ser construído junto ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação de caminho de ferro.
De acordo com o presidente da autarquia, está já a decorrer o concurso para a execução da obra.
Com a construção da biblioteca, a autarquia pretende suprir uma lacuna existente no concelho na área dos equipamentos culturais.

Segundo o município, Vila Viçosa não dispõe de uma biblioteca pública que sirva a população em geral, e, em particular, a população escolar do concelho, apesar de existir um Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Florbela Espanca e o Arquivo da Casa de Bragança.

A obra envolve uma candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Bibliotecas Municipais e vai ser comparticipada por fundos da União Europeia, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A nova biblioteca vai facilitar o acesso da população à informação disponível e estimular a leitura num espaço adequado e confortável para o efeito.

A autarquia vai ainda instalar em 2009 um sistema de Telegestão da Rede de Águas, que permitirá uma maior eficácia na gestão daquele recurso e uma redução das perdas na rede pública, num investimento de 436 mil euros.

Fonte: Diariogitial. sapo.pt
Etiquetas - Equipamento, instalações e mobiliário

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Lançamento do novo livro de Margarida Botelho - As Cozinheiras de Livros

As Cozinheiras de Livros* é um livro cozinhado entre dois mundos. Fervem em panelas diferentes, ideias para transformar a realidade. É desde a sua criação original um projecto multidisciplinar que proporciona experiências interactivas com o público, ou seja, com os leitores. Numa cidade possível, de leitores ávidos por imaginários novos, tem lugar uma viagem entre literatura, cozinhas, agricultura e ecologia. Quantos tachos são precisos para se cozinhar uma história? E onde fica o pomar das vogais? Em que estufa estão os pontos de exclamação? E quem cozeu as vírgulas? Se um dia todas as histórias desaparecessem, como faríamos?Já sei! ... Seguiríamos o caminho do nariz em busca da grande COZINHA!*.

Prémio Maria Rosa Colaço 2008

(Agradeço a divulgação deste mail. Muito obrigada por espalharem a semente desta história...).
Para mais informações e envio de imagens contactar: margarida.botelho@gmail.com ou tlm965109938

(Informação enviada por e-mail pela autora do livro)

Etiquetas - Livros e Leituras

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Brilhante Weblog 2008...

As regras são as seguintes:

1 - Aquando da recepção deste prémio deve criar uma página que o mostre, e citar o nome da pessoa que o ofereceu, indicando e criando o "link" para o seu "site" ou "blog".
2 - Procurar um mínimo de 7 "blogs" ou "sites" que você ache que brilham pelo tema ou pelo seu desenho. Citá-los na página com os "links" e avisá-los de que eles obtiveram o prémio "Brillante Weblog".Qualquer pessoa doutro "site" ou blogue pode oferecer o prémio a alguém que já o tenha recebido.

1. 4) http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/ foi quem me deu o prémio, a quem agradeço...

Dou o prémio - pela informação , pela organização da informação/blogue, pela estrutura do blogue, o interesse do blogue:

1) Notas Soltas - http://penteado.blogspot.com/
2) BAD Norte blogue - http://nortebad.wordpress.com/
3) Bibliotecas em Portugal - http://bibliotecas-.blogspot.com/
4) A Biblioteca de Jscinto - http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/
5) Viva Biblioteca Viva - http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
6) Blogue da Biblioteca de Murça - B. M. Murça -
7) Rato de Biblioteca - Rato_de_Biblioteca

P.S. Este prémio anda a correr blogues desde 2005!
Passem a outros...

Etiquetas - Blogues

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Festa da Poesia invade Biblioteca Municipal de Matosinhos este fim semana

O espectáculo Palavras, amanhã às 21h, no auditório da Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, vai dar o pontapé de saída para a Festa da Poesia, um tributo da Câmara de Matosinhos. Àtarde, pelas 17h, vai ser presentado pela escritora Inês Pedrosa e pela ensaísta brasileira Maria Lúcia dalFarra, grande florbeleana, o livro Perdidamente, uma co-edição Quasi/Câmara de Matosinhos, que divulgarácartas inéditas de FlorbelaEspanca, redigidas entre 1920-1925. De seguida, pelas 18h, será inaugurada a exposição multimédia e interactivaItinerário de uma paixão.

O dia fecha às 22h, no salão nobre da autarquia, com a fadista AnaMoura.
Domingo, às 18h, Natália Luizalêosmelhoresautores da poesia lusa. Ànoite,Marianno Deidda interpreta Pessoa no salão nobre da autarquia, às 22h. O concerto Geografias, de Júlio
Pereira, às 17h30, na Galeria Municipal, marca o terceiro e último dia da Festa da Poesia, que fecha às 22h com uma mesa-redonda que vai contar com Alberto Pimenta, A. M. Pires Cabral, Helga Moreira, Isabel de Sá e José Emílio-Nelson.

Fonte: Destak
Etiquetas - Eventos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cavaco Silva inaugurou nova Biblioteca Municipal da Guarda

O Presidente da República considerou hoje que a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que inaugurou na Guarda, é um equipamento que contribui de forma «expressiva» para a «valorização cultural das populações».

A Biblioteca, construída na Quinta do Alarcão, no centro da cidade, junto da sede do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), num investimento de cerca de dois milhões de euros, tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, natural de S. Pedro do Rio Seco, Almeida.

O equipamento tem um total de cerca de 130 mil obras e um espaço que acolhe cerca de três mil oferecidas por Eduardo Lourenço.
O edifício de três pisos possui auditório, salas para crianças e adultos, depósito livreiro e documental, oficina para conservação, encadernação e preservação do fundo documental e Livraria Municipal, entre outros espaços.

Com a aposta na construção da Biblioteca e na ligação a Espanha, com a criação em 1999 do Centro de Estudos Ibéricos, por proposta de Eduardo Lourenço, Cavaco Silva reconheceu hoje que «a cidade da Guarda compreendeu perfeitamente as transformações profundas que os novos tempos exigem» e «soube apostar no conhecimento».

No entender do Presidente da República, a Guarda «soube cultivar amizades do outro lado da fronteira» e, «soube, acima de tudo, reconhecer na figura de Eduardo Lourenço um símbolo à altura da sua justa ambição de se modernizar e vencer o isolamento, sem no entanto abdicar da sua identidade».

«Eduardo Lourenço, que nasceu nesta região e aqui passou a infância, é o exemplo acabado do homem cujos horizontes não se confinam ao torrão natal e se projecta para lá das fronteiras, mas que nem por isso fica menos preso às raízes», apontou Cavaco Silva.

Na mesma sessão, o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, disse que a autarquia apostou na cultura, avançando com a criação do CEI - que integra a autarquia, o Instituto Politécnico e as Universidades de Guarda e Salamanca -, com o Teatro Municipal e com a nova Biblioteca, com o objectivo de afirmar a cidade como «Capital Cultural do Interior» do país.

Fonte: Diário Digital
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Equipamento, instalações e mobiliário