sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bilioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, lança site

Bilioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, tem desde segunda-feira um site (www.bm-eugenioandrade.com) no qual é possível conhecer os últimos livros adquiridos ou pesquisar o seu catálogo, anunciou a instituição.

A biblioteca tem 2.559 leitores inscritos e um fundo documental de 31.644 obras. No novo sítio é possível obter fichas de inscrição e outros formulários.
O sítio disponibiliza ainda informações sobre as actividades em curso e o funcionamento daquele espaço, inaugurado a 21 de Abril de 2005 com o pseudónimo do escritor nascido na freguesia de Póvoa da Atalaia, Fundão.

A par da presença na Internet, a biblioteca anunciou a aquisição por 1.500 euros de 15 de 200 manuscritos de Eugénio de Andrade leiloados há um mês numa livraria do Porto.
“Enriquece o património do concelho e ajudará curiosos e investigadores deste espaço”, referiu Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara do Fundão, que no próximo ano pretende realizar uma exposição e ciclo de actividades sobre Eugénio de Andrade.

Segundo este responsável, “a autarquia está em contacto com a entidade que leiloou os manuscritos para saber quais não foram licitados”, estudando formas de adquirir mais documentos.
Paulo Fernandes desafia mesmo empresas ou outros privados a adquirirem os documentos e entregá-los à biblioteca “numa perspectiva de doação”.

Fonte: Diário Digital
Etiquetas - Bibliotecas Digitais , Serviços de Bibliotecas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Guia de recursos para projectos de digitalização

Acaba de ser lançado um site sobre digitalização e preservação digital. Trata-se de um verdadeiro guia de recursos para osprofissionais de informação dos países de língua portuguesa que queiram desenvolver e implementar programas de digitalização e preservação digital nas suas instituições.

O site em questão foi criado em 2009 no âmbito do seminário Organização da Informação e do Conhecimento Digitais leccionado pela Professora Doutora Maria Manuel Borges do mestrado em Informação,Comunicação e Novos Media da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A criação deste projecto resultou da constatação do reduzido número de sites ou outros recursos electrónicos em língua portuguesa sobredigitalização e preservação digital. Com um carácter marcadamente pragmático, pretende-se com este projecto partilhar um conjunto derecursos sobre esta área devidamente seleccionados e organizados.

Propõe-se um conjunto de documentos de apoio, todos eles disponíveis na Internet, sobre digitalização, preservação digital, metadados,propriedade intelectual e direitos de autor. Apesar da maior parte da bibliografia sobre o tema se encontrarem inglês, houve a preocupação em oferecer informação em português,espanhol e francês.

Seleccionou-se, também, um conjunto de empresas portuguesas prestadoras de serviços na área da digitalização, complementada cominformação sobre tecnologia e equipamentos disponíveis actualmente no mercado.

Apresenta-se, ainda, uma recolha de projectos de digitalização de conteúdos culturais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação)existentes actualmente nos países de língua portuguesa. Os projectos seleccionados correspondem apenas àqueles cujos documentosdigitalizados se encontram disponíveis online.

Como se trata de um projecto em aberto a todos os interessados porestas matérias, foi utilizado na sua construção a ferramenta colaborativa Wikidot.com. Esta aplicação possibilita a construção de um website que permite a edição colectiva dos seus conteúdos,permitindo a participação de todas as pessoas na criação, revisão e integração de conteúdos.

Disponível em:
http://coleccoes-digitais.wikidot.com/

Todas as sugestões são bem vindas, bem como a sua divulgação junto doscolegas e outros profissionais a quem o assunto possa interessar.
Cordialmente,
Carla Ferreira
Leonor Lopes
Sérgio Mangas

(Informação enviada por e-mail por Sérgio Mangas)

Biblioteca da Penha de França já reabriu no dia 21 de Julho

A Biblioteca Municipal da Penha de França está instalada num palacete setecentista, no que resta de um complexo de antigas quintas e palácios. Encerrada em Outubro de 2008 para grandes obras de beneficiação, reabre agora renovada e com uma oferta alargada a públicos diversos.

Esta Biblioteca recupera ainda a sala infanto-juvenil, que não funcionava desde Fevereiro de 2005, permitindo aos pais, professores e educadores interagir com as crianças, iniciando-as no prazer da leitura. Também a sala de leitura para adultos continua a oferecer um fundo documental generalista, que abrange todas as áreas do saber e do lazer, sendo possível contar com a ajuda de técnicos especializados na pesquisa de informação.

A Biblioteca Municipal da Penha de França volta assim a ser um local privilegiado de ocupação dos tempos livres, essencialmente para os moradores dos bairros da zona oriental da cidade, servindo prioritariamente as freguesias da Penha de França, S. João, Alto do Pina, Graça e S. Jorge de Arroios.

De assinalar o trabalho de requalificação da envolvente, partilhado com a Piscina Municipal.
A reabertura da Biblioteca Municipal da Penha de França faz parte de um plano ambicioso de modernização de toda a rede de bibliotecas municipais de Lisboa.

Os cidadãos de Lisboa, e em especial os da zona oriental da cidade, têm agora à sua disposição um espaço renovado para leitura, convívio e ocupação de tempos livres. Um espaço mais adaptado às exigências das sociedades modernas, com um novo conceito de biblioteca pública.
As obras de requalificação da Biblioteca Municipal da Penha de França tiveram início em Outubro de 2008 e obedeceram a um projecto que apostou na melhoria das acessibilidades, especialmente a pessoas com necessidades especiais, mas também na atracção das famílias e das escolas.

A Biblioteca Municipal da Penha de França tem agora um espaço de excelência dedicada aos mais novos e às suas famílias, permitindo aos pais, professores e educadores interagir com as suas crianças iniciando-as no prazer da leitura - um dos objectivos fundamentais do Plano Nacional de Leitura, a que o município de Lisboa aderiu recentemente.

Mas os adultos também terão motivos de satisfação quando voltarem a frequentar esta biblioteca, já a partir de 21 de Julho. Livros, Internet, jornais, revistas, música, filmes e muitos outros recursos estão novamente à disposição dos munícipes num ambiente de qualidade, atraente e confortável.(nota da C.M.L.
Zita Ferreira Braga

Fonte: Hardmusica
Etiquetas - Eventos

Sever do Vouga: Nova biblioteca inaugurada amanhã, dia 25 de Julho.

Biblioteca Municipal pretende ser mais um espaço de eventos culturais do concelho. Investimento rondou os 1,3 milhões de euros.

É inaugurada sábado a nova Biblioteca Municipal de Sever do Vouga. O novo equipamento cultural teve um custo total da ordem dos 1,3 milhões de euros, dos quais 50 por cento foram financiados pela Direcção-Geral do Livro e Bibliotecas, sendo a outra metade da responsabilidade da autarquia severense. Manuel Soares, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, explica a importância da nova Biblioteca Municipal. Acima de tudo, o autarca sublinha que o edifício se irá transformar em mais um espaço cultural do concelho.

“Será um espaço onde vai haver animação cultural, um local propício para a realização de exposição, de palestras e workshops, entre outras actividades”, explica Manuel Soares. E essa animação começa logo na sessão de abertura, marcada para o meio-dia de sábado. A cerimónia de inauguração será animada com um espectáculo de marionetas, intitulado “O Jardim – Tomo I – A Primavera”, inspirado no conto de Oscar Wilde, “O Gigante Egoísta”.

A peça é dirigida ao público mais jovem - maiores de dois anos - e é uma produção da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora. Ainda para assinalar a abertura deste novo espaço cultural severense, ficará ao dispor do público, até ao dia 12 de Agosto, uma exposição sobre o tema “Viagem ao Mundo das Marionetas”, também da Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora. A abertura da nova Biblioteca Municipal, além de ser um espaço cultural por excelência, onde também irá funcionar o serviço de ludoteca, imagoteca, acesso à internet e consulta de jornais, revistas e outras publicações, vai criar cerca de uma dezena de novos postos de trabalho, entre técnicos e pessoal auxiliar.

Irá permitir, ainda, deixar livre o local onde até agora estava instalada a biblioteca, espaço que será ocupado pela AGIM - Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga. (Ler notícia completa na edição em papel) .

José Manuel R. Silva

Fonte: Diário de Aveiro
Etiquetas - Eventos , Equipamento, instalações e mobiliário

domingo, 19 de julho de 2009

Ovar: Vinte bibliotecas juntam-se para formar rede municipal

No sentido de rentabilizar recursos, duas dezenas de bibliotecas do concelho formalizaram anteontem o protocolo que as junta numa rede acessível por todos.
Criar parcerias e potenciar recursos humanos, tecnológicos e documentais, consolidados em dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de acervos, bem como do incentivo às dinâmicas partilhadas na área da promoção e animação da leitura, são alguns dos objectivos que presidem à Rede de Bibliotecas anteontem formalizada em Ovar.

“Trata-se de racionalizar investimentos”, resumiu Ângela Castro, técnica superior de Biblioteca e Documentação da edilidade, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu no salão nobre da Câmara de Ovar. “Não faz sentido andar a comprar as mesmas obras num concelho que até é limitado geograficamente”, justificou ainda na breve explicação que fez do projecto. Para já, anunciou a responsável, “há uma série de conteúdos que podem ser acedidos de forma rápida na Internet, através do site da Câmara Municipal, mas o projecto contempla a criação de um portal exclusivo para a Rede”.

Para a vereadora da Educação da autarquia vareira, Conceição Vasconcelos, “agora vamos poder tirar partido de forma mais consistente dos recursos que temos”. Num rápido olhar sobre o processo que levou à assinatura do protocolo que institui uma Rede com 20 bibliotecas de todo o concelho, Conceição Vasconcelos recordou que “houve alturas em que chegámos a pensar que não íamos conseguir, porque há sempre muita burocracia a vencer, mas acreditei sempre que seria possível”.

“Agora temos um elo de ligação”, observou a autarca, agradecendo a todos os conselhos executivos das escolas do município, envolvidas no projecto, o esforço desenvolvido, incentivando a que todos continuem a trabalhar em equipa, pois “este passo é apenas o início”. O protocolo envolve a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Ovar, o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, o Agrupamento de Escolas Florbela Espanca, o Agrupamento de Escolas de Maceda e Arada, a Escola Secundária Júlio Dinis, a Escola Secundária Macedo Fragateiro, a Escola Secundária de Esmoriz, a Escola Básica Integrada de S. Vicente de Pereira e o Centro de Formação Intermunicipal.

A Rede de Bibliotecas de Ovar define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação das bibliotecas do concelho, visando o fomento de uma política coordenada de aquisições. Outros objectivos da Rede são a observância de princípios técnicos biblioteconómicos e informáticos uniformizados; a compatibilização e a troca de informação bibliográfica; a dinamização do empréstimo inter-bibliotecas e a organização de actividades de promoção e animação da leitura.

Fonte: Díário de Aveiro
Etiquetas - Bibliotecas Públicas , Bibliotecários/as

sábado, 4 de julho de 2009

Biblioteca Municipal da Parede já pode avançar

Depois de um longo período a aguardar por um complexo processo de aquisição de duas pequenas parcelas encravadas no terreno municipal, foi celebrada nesta semana a escritura da última parcela em questão, o que vai permitir finalmente avançar com construção da Biblioteca Municipal da Parede.


A ser edificada no Bairro das Caixas, zona central da freguesia, a futura biblioteca será da tipologia BM3, correspondente a uma área útil de 1.900 m2, e irá traduzir-se no maior equipamento desta natureza no concelho de Cascais.Da autoria do arquitecto João Lucas Dias, o projecto enquadra-se no Estudo Urbanístico do Bairro das Caixas, que visa a reconversão e requalificação de uma zona que, apesar da sua qualidade original ao nível de projecto, se encontra carente de intervenção.


Neste estudo urbanístico, pretendeu a Câmara Municipal honrar a memória do Arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia autor do projecto original do bairro de habitação social construído por iniciativa municipal e inaugurado em 1958.


Prevista e com projectos em desenvolvimento desde 2001, a construção da Biblioteca tem sido adiada por dificuldades inerentes aos processos de expropriação de duas pequenas parcelas encravadas no terreno municipal onde a mesma irá ser implementada.
Com a aquisição desta pequena parcela de terreno torna-se, finalmente, possível avançar com o processo de construção deste importante equipamento cultural, cujo orçamento previsto ronda oito milhões de euros.

Neste momento está em desenvolvimento o projecto de execução de acessos e arranjos exteriores, que se espera estar concluído até ao fim do ano, sendo que, até ao final de 2009 será lançado concurso público, devendo a obra desenrolar-se ao longo de 2010 e 2011.