sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bibliotecas de Coimbra 'cobrem' encerramento da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra vai disponibilizar os seus serviços aos utentes da Biblioteca Nacional, durante o período de fecho da Sala de Leitura Geral desta instituição, foi hoje anunciado.

A Sala de Leitura Geral da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), ao Campo Grande, em Lisboa, estará encerrada de 15 de Novembro de 2010 a 31 de Agosto de 2011.

A Biblioteca Geral integra a rede de 70 bibliotecas da Universidade de Coimbra, possuindo mais de um milhão de volumes. O catálogo da rede, que excede os dois milhões de títulos, pode ser consultado aqui.

'Os portadores de cartão de leitor da BNP terão direito gratuitamente a um cartão da rede de Bibliotecas da Universidade de Coimbra, que lhes permite não só o acesso à leitura presencial como o usufruto de outros serviços, como o empréstimo domiciliário, tanto da Biblioteca Geral como das outras bibliotecas da rede', lê-se no comunicado hoje divulgado pelas duas instituições

A Biblioteca Geral tem o benefício do Depósito Legal de livros e tem incorporado, ao longo dos anos, aquisições e doações várias, que 'lhe trouxeram um progressivo e vultuoso crescimento, tanto em monografias, como em periódicos, em manuscritos, iconografia', entre outros, segundo a mesma nota.

'Alguns dos mais valiosos fundos do país encontram-se à sua guarda, como uma primeira edição de 'Os Lusíadas', manuscritos originais de Almeida Garrett, as Tábuas do Roteiro da Índia de D. João de Castro, a música do Mosteiro de Santa Cruz, o espólio de Carolina Michaelis de Vasconcelos e do Instituto de Coimbra', refere o texto.

A Biblioteca universitária coimbrã tem cerca de 500 anos de existência e está aberta ao público desde 1559. O seu catálogo pode ser consultado aqui. Esta Biblioteca Geral integra ainda as bibliotecas pessoais de Oliveira Martins, Lopes de Almeida e Luís Albuquerque.

Fonte: DN
Etiquetas - Bibliotecas Públicas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Covilhã: Dia Mundial da Biblioteca‏


A Biblioteca Municipal da Covilhã vai comemorar na próxima Quinta-feira, dia um de Julho, o Dia Mundial das Bibliotecas, promovendo um contacto directo com a população na Praça do Município.
Entre as 11:00 e as 12:00 horas, em frente ao edifício da Câmara Municipal, a Biblioteca terá um conjunto de livros, dos mais diversos géneros literários, para oferecer aos covilhanenses.

Esta pequena amostra de livros representa o que cada leitor encontra à sua disposição no fundo documental da Biblioteca.

A actividade tem como objectivo comemorar o Dia Mundial das Bibliotecas e dar a conhecer este espaço de leitura da Covilhã, aproximando a comunidade covilhanense a este serviço da autarquia e simultaneamente, ir ao encontro da sua missão de incentivar e motivar as pessoas para a leitura.

Fonte - Arganil.eu
Etiquetas - Bibliotecas Públicas